• Nathalia de Souza

Tudo sobre dress code e como se vestir em cada ocasião


como usar o look certo pra cada ocasião

Receber convites para festas e eventos é sempre uma alegria.

Mas acertar no look ideal de acordo com o dress code - ou código de vestimenta - pode ser um desafio.


E mesmo que hoje em dia haja uma liberdade maior, usar a roupa certa ainda é um sinal de respeito. Por isso, trouxemos aqui um guia completo dos principais tipos de trajes solicitados nessas ocasiões e não errar nunca! Confira o que pede seu convite - ou pergunte ao anfitrião, e garanta o look ideal com as dicas abaixo.

Traje Esporte

É mais simples e informal, utilizado no cotidiano. Ideal para momentos de lazer, sem preocupação com o luxo. Mesmo assim, evite camisas de time, moletons e tênis. Por outro lado, brilho e bordado também não combinam.


Ocasiões mais comuns: Almoços, aniversários, churrascos, festas infantis, exposições, teatros, cinemas, reuniões de noivado, almoços após casamento civil, batizados.


Peças: Vestidos simples, calça comprida, camisa, terninhos opacos, blazer, saia e blusa, estampas.


Tecidos: Tricot, jeans, sarja, camurça, crepe, gabardine, malha, algodão, lã. Acessórios: Bijouterias leves e bolsas de qualquer tamanho.

Maquiagem: Leve e discreta.

Calçados: De preferência, aposte nos saltos baixos ou médios e grossos, sapatilhas e rasteiras. Esporte Fino/Passeio/Tenue de Ville (Roupas de Cidade)/Cocktail Dress.

Esse traje é, ao mesmo tempo, sério e descontraído.

O horário do evento é determinante para a escolha do look.


Além das dicas abaixo, em eventos noturnos você pode apostar em cores mais escuras e tons mais neutros. Decotes, brilhos e transparências estão permitidos, desde que com moderação. Se for usar brilho, escolha entre uma peça da roupa, a maquiagem, um acessório ou o calçado.


Ocasiões mais comuns: Almoços, conferências, vernissages, coquetéis, inaugurações, teatros, casamentos de dia, ao ar livre ou na praia, eventos corporativos.


Peças: Vestidos mais elegantes, tailleurs, macacões, pantalonas, terninhos e saias que vão até os joelhos.


Tecidos: Linho, seda, crepe, chiffon, viscose, musseline, microfibra, organza e javanesa. Em geral, cores neutras e materiais discretos. Acessórios: Bolsas de tamanho médio, bijouterias com mais detalhes ou joias leves.


Maquiagem: Pode estar um pouco mais carregada.


Calçados: O ideal aqui é pesquisar sobre o local do evento.

Em locais como chácaras e praias, por exemplo, ir de salto alto pode até ser um problema. Use sandálias ou sapatilhas. Em locais que o salto não vai atrapalhar, combine ele com um look mais discreto ou use saltos médios.


Passeio Completo Ocasiões mais comuns: Jantares, coquetéis, óperas, concertos, casamentos formais, formaturas.


Peças: Vestidos, saias e blusas. Podem ser mais curtos para festas de dia, mas à noite o ideal é que sejam longos.


Tecidos: Crepe, seda, veludo, musseline, seda, cetim e bordado.


Acessórios: Bolsas pequenas. Joias (especialmente as pérolas) ou bijouterias finas, xales, echarpes.


Maquiagem: Com mais brilho e cor. Os penteados podem ser mais sofisticados e as unhas feitas.


Calçados: Saltos altos. Traje Black-Tie/Gala/Rigor/Tenue de Soirée (Roupa de Noite)


Ocasiões mais comuns: Festas glamourosas, como aniversários, debutantes, recepções, premiações, bailes de gala e casamentos.


Peças: Vestidos longos. Aqui, você pode apostar nas fendas, transparências, decotes, caudas, rendas e brilhos - mas não tudo ao mesmo tempo!


Tecidos: Shantung, georgete, tafetá, cetim, seda pura, bordados em pedrarias, organza, metalizado, brocado e adamascado. Xales ou estolas do mesmo tecido do vestido caso esteja frio.


Acessórios: As joias podem ser chamativas, mas nesse caso o ideal é utilizar tecidos mais neutros.

Para trajes mais trabalhados, joias mais discretas.

Use clutches no lugar das bolsas.


Maquiagem: Pode apostar no brilho e no glamour. Os cabelos, mesmo soltos, devem estar trabalhados.


Calçados: Sapatos de salto. Evite a meia pata e a plataforma e aposte em sapatos fechados e sandálias finas.


Dicas Via Volare


1. Independente do traje que o casamento pede, evite ir com roupas muito claras, brancas e beges. Provavelmente a noiva estará vestida assim e não vai querer ser confundida com uma convidada.


2. Utilize chapéus apenas em eventos diurnos.


3. Um novo dress code pode ser mencionado nos convites, que é o Resort. Nesse caso, utilize vestidos semilongos, com estampa floral ou lisos. As cores claras são super indicadas. Pode usar chapéu, junto com sandália e sapatos finos.


4. Os lugares em que ocorrem as festas estão cada vez mais diferenciados. Em ilhas, haras, praias e vinícolas, aposte em looks descomplicados, já que esses locais normalmente não têm estrutura para cabelo e make muito complexos. Indicamos tons pastéis, tecidos fluidos e o estilo new romantic.

Você pode usar bordados desconstruídos e estampas diferentes.

Vai dar uma festa e não sabe qual traje pedir para seus convidados? A dica é pensar em todos no que combina mais com seu evento e fará com que seus convidados se sintam à vontade.

Detalhes como local (salão, chácara, praia), decoração (mais simples ou mais sofisticada) e horário (de dia ou à noite) podem ser determinantes para sua decisão.

Depois de tantas dicas sobre regras de como se vestir, vale lembrar: usar o dress code é um respeito ao anfitrião, e em algumas festas não estar seguindo o código pode até impedir que você entre, mas é muito importante, além de tudo, usar algo que te faça sentir bem.


A Via Volare conta com diversas opções de calçados e acessórios. Da rasteirinha ao salto alto, dos brincos mais discretos aos maxi colares, das bolsas grandes às clutchs, tudo o que você precisa para todas as ocasiões. Sejam elas formais ou informais. Para o dia ou para a noite. Passe na nossa loja e confira!

#dresscode #códigodevestimenta #oquevestir #looks #viavolare

0 visualização

Alameda Dom Pedro II, 255 - Loja 18 - Batel, Curitiba - PR

Shopping Novo Batel

41 3077-4393  41 99667-9596

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social