• Nathalia de Souza

Como usar botas western no inverno.

Atualizado: 1 de Jul de 2019





O inverno chegou e junto com ele a melhor época do ano para abusar das botinhas. E como o visual velho oeste tem sido uma das principais tendências de 2019, vamos contar um pouco sobre como esse estilo surgiu e mostrar algumas dicas de como compor looks com botas western.


Tá, mas... De onde vem o country?

Tudo começou na música country, que tem suas raízes na música tradicional e no blues. A melodia é harmônica e conta com instrumentos de corda como banjo, guitarra acústica, dobro e violino para compor o arranjo.

O gênero teve origem nos Estados Unidos na década de 20, nos estados rurais Tenesse, Virgínia e Kentucky, mas o termo country só ganhou popularidade no início de 1940.

Por incorporar elementos característicos das regiões rurais do país, o estilo está muito ligado à combinação de canções de escravos africanos, itens religiosos e traços de pertencimento e amor pelo rural americano.


Da música para a moda

O ambiente interiorano inspirou a música e também o jeito de se vestir. Itens característicos dos colonizadores americanos e moradores rurais, como fivelas, calças justas, esporas, franjas, chapéus e botas de couro foram incorporados ao visual.

À medida que os cantores do estilo começavam a se popularizar, seu jeito de se vestir também ficava mais conhecido, até que chegou ao cinema, com grandes filmes dos anos 50 inspirados no faroeste.


As botas western

Com tantas inspirações, as botas western (ou country) volta e meia reaparecem nas coleções, e nesse inverno elas vieram com tudo.

Elas são o elemento principal na composição de um visual western. Normalmente, são feitas de couro de boi, mas podem também ser fabricadas com tecido sintético. Seu maior diferencial são os desenhos feitos no material através de bordados e tachas, que as deixam elegantes e sofisticadas, mas o bico fino também está presente na maioria das botas desse estilo.


Cano curto

É um modelo democrático, que fica bem nas combinações feitas para o dia e para a noite e podem ser utilizadas tanto no inverno quanto em dias mais quentes, combinadas com roupas leves.


Cano alto

Segue o estilo tradicional norte americano, e mantém a ideia de cobrir as pernas até o joelho para aumentar o conforto na hora de cavalgar.

É marcante e deve ser usada com cuidado para não dar uma impressão errada do comprimento das pernas. E da largura também: quando ela termina no meio da perna, costuma deixar a impressão de perna mais grossa; se terminar mais próxima ao joelho, dá a sensação de perna mais fina.


Como usar

A primeira dica é geral: para montar um look inspirado no faroeste abuse dos tons terrosos, da estampa xadrez, do jeans e das franjas. Para entrar no estilo, até jeans com jeans está valendo! Como a extravagância fica por conta das peças, o indicado é uma maquiagem mais neutra, com batom nude ou rosado, atraindo a atenção para o olhar.

Caso você queira fugir do estilo cowgirl, combine a bota com peças mais despojadas, urbanas e modernas.


Com calça

Uma combinação fácil e que não tem erro. Mas é preciso cuidar com as de cano alto, que podem passar a sensação de pernas curtas. Se essa for a sua opção, aposte em uma calça da mesma cor da bota.

A calça flare, que é justa nas pernas e larga na barra, também casa super bem com esse estilo de bota. Com ela, a produção fica super elegante.

Você pode completar o visual com um casaco, camisa ou blusa de renda. Como o calçado já é marcante, o ideal é investir em acessórios básicos e cores leves.


Com shorts/saia

Mesmo que as botas sejam mais utilizadas em dias de temperatura mais baixa, elas também são super indicadas em dias quentes, ainda mais quando combinadas com shorts


jeans ou com detalhes em renda. Nesses dias, aposte em modelos mais claros e com detalhes delicados.

Quanto às saias, é difícil ter erro. E o melhor de tudo é que cada modelo compõe um visual diferente. Assim, você pode usar sua bota com diversas saias e combinar com diversas ocasiões.


Com vestido

Aposte em modelos mais leves, informais e casuais. Você pode utilizar cintos ou vestidos estampados que tenham algum detalhe na cor da bota. E ela pode também ser utilizada com vestidos mais finos e de renda, que deixam o visual mais romântico. Se estiver frio, jogue um cardigã sobre o vestido para completar.

Além de estar em alta, já deu pra ver que o estilo western combina com diversas peças e ocasiões. E é claro que a Via Volare não ia perder essa tendência icônica. Aproveite e não perca você também. ​

#bota #inverno19 #viavolare #western #inverno #shoppingnovobatel





26 visualizações

Alameda Dom Pedro II, 255 - Loja 18 - Batel, Curitiba - PR

Shopping Novo Batel

41 3077-4393  41 99667-9596

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social