• Nathalia de Souza

Echarpes, pashiminas, lenços, sabe qual a diferença?

Atualizado: 23 de Ago de 2019

Echarpes, pashminas, lenços, estolas, golas, xales, cachecóis... Qual a diferença e como usar As temperaturas estão baixando e a melhor solução para deixar os looks quentinhos e cheios de estilo é apostar nas echarpes, pashminas, lenços, estolas, golas, xales e cachecóis... São diversos nomes, formatos, tamanhos, tecidos, cores e estampas. Alguns, realmente mais indicados para aquecer o pescoço, enquanto outros podem ser utilizados até no verão, para deixar o look mais completo. Mas você sabe dizer qual a diferença entre eles e como usar cada um? É o que nós vamos mostrar agora. Vem com a gente!

Echarpes As echarpes são largas, compridas e possuem um formato retangular. São feitas de tecidos leves como algodão, crepe, chiffon ou seda. Portanto, podem ser usadas em dias frios e também em dias quentes, para compor o visual. Normalmente formam um volume maior e podem ser utilizadas apoiadas nos braços, sobre os ombros, cobrindo as costas ou em volta do pescoço (neste caso as opções de amarração são infinitas!). Além do estilo, as echarpes ainda são peças coringa, que podem compor roupas básicas ou mais sofisticadas.

Pashminas As pashminas não são exatamente uma categoria, mas sim uma echarpe feita com um tipo de tecido específico: a lã de cashmere, feita com pelos de cabra da região de Caxemira, situada no norte da Índia. Esse tipo de lã é mais leve e maleável que a lã comum. E, por conta da origem, costuma encarecer o valor da peça.

Lenços Também conhecidos como foulard, não têm como objetivo principal aquecer, mas sim agregar estilo ao vestuário. Costumam ser quadrados e podem ser encontrados em várias estampas e tamanhos. Normalmente não dão um volume tão grande em torno do pescoço, pois possuem tecidos mais leves, como algodão, seda e cetim. Os lenços são muito versáteis, e podem ser utilizados no penteado, no pescoço, na bolsa, na cintura, como cinto, e onde mais você achar que fica legal.

 Estolas As estolas são faixas largas de formato retangular. Em geral, são feitas de um material felpudo, como peles de animais e peles falsas. Por serem utilizadas sobre os ombros, deixam essa região bastante aquecida. São peças sofisticadas e deixam o look muito mais elegante. Quando feitas de pele de animal, podem ser utilizadas em dias de frio intenso. Elas podem estar fechadas com uma fivela ou alfinete, ou apenas jogadas sobre os ombros. Golas As golas, além de serem uma ótima opção para deixar o pescoço mais quentinho, ainda são muito práticas para quem não tem habilidade ou tempo para lidar com as amarrações das outras peças.

Xales Trata-se de uma manta maior que pode ser quadrada, retangular ou triangular. Normalmente, é feito com lã ou tecidos leves. Por ter um tamanho maior, é usado sobre os ombros, deixando o pescoço livre.

Cachecóis Também são indicados para os dias mais frios, por serem feitos com tecidos mais pesados e quentes como lã natural ou sintética. Os de tricô e crochê ainda possuem um aspecto mais artesanal. Costumam ser retangulares, estreitos e bem compridos, permitindo as várias voltas em torno do pescoço, deixando-o bem aquecido. Quanto mais fechado for o ponto e mais grosso o tecido, maior será a proteção. Para frios mais intensos, os cachecóis de fleece são mais indicados, por serem térmicos e barrarem o vento.

Dicas Via Volare

1. Acessórios como brincos grandes e anéis podem enroscar nos fios desses tecidos e estragar a peça. Tome cuidado.

2. Como existem diversas amarrações possíveis, você pode variar bastante a forma de usar cada peça.

3. Ao escolher a peça que vai usar com o seu look, procure as que possuem uma cor semelhante à da roupa. Se a roupa for mais vibrante, você ainda pode optar por uma peça mais neutra no  pescoço e vice-versa. O pensamento também vale para estampas: roupas lisas com itens estampados, roupas estampadas com itens lisos.

4. Essas peças costumam ficar marcadas quando guardadas dobradas. Opte por guardá-las enroladas ou esticadas. Echarpes, pashminas, lenços, estolas, golas, xales, cachecóis... Independente da peça, o importante é usar a criatividade e se sentir bem. Esses itens são ótimos para deixar os looks mais completos, e ainda são excelentes opções para presentear quem você ama. Entre no site da Via Volare e confira as opções que temos para você! #pashminas #xales #lenços #cachecóis #estolas #echarpes #frio #acessórios #inverno



31 visualizações

Alameda Dom Pedro II, 255 - Loja 18 - Batel, Curitiba - PR

Shopping Novo Batel

41 3077-4393  41 99667-9596

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social