• Nathalia de Souza

5 passos para cuidar da pele do rosto diariamente

Como cuidar da sua pele no dia-a-dia

Cuidar da pele, especialmente do rosto, é algo que todos os especialistas recomendam, mas que poucas pessoas fazem seja pela rotina agitada, falta de tempo, preguiça ou desconhecimento.


Mas a verdade é que não adianta cuidar só quando dá vontade, e o resultado só aparece se o cuidado for diário. Por isso, fizemos um tutorial simples e bem explicativo de como deixar sua pele linda com apenas alguns passos. E claro, não se esqueça de consultar um dermatologista para saber o produto certo para você.


1 - Lave A limpeza prepara a pele para receber qualquer outro produto. Com um sabonete especial para a pele do seu rosto e uma quantidade semelhante ao tamanho de uma moeda de 10 centavos, lave-o duas vezes ao dia. Mais que isso, pode causar o efeito rebote: o corpo sente que o rosto está com pouca oleosidade, e acaba produzindo mais que o necessário. Assim, a pele fica mais oleosa.

O ideal é que seja uma vez pela manhã, para remover a oleosidade natural produzida durante o sono. A outra deve ser no fim do dia, para tirar a poluição, o suor, as impurezas e a maquiagem. Essa prática evita que os poros fiquem entupidos.

Sempre aplique o produto nas mãos, esfregue até formar espuma e, então, aplique no rosto. A temperatura da água também é importante. Se estiver muito quente (acima de 37ºC) pode remover a camada natural de proteção da pele, aumentando a oleosidade e, consequentemente, a acne.

Depois de lavar, enxágue bem e seque o rosto delicadamente com papel ou toalha.

Ah, mais uma dica: se seu sabonete for de limpeza mais profunda ou indicado para peles muito secas, evite passá-lo ao redor da boca e dos olhos - essas regiões costumam ser mais ressecadas e, com um sabonete assim, podem ficar com pouca ou nenhuma oleosidade.


2 - Tonifique O tônico reequilibra o pH da pele e remove todos os vestígios de maquiagem e outras impurezas que o sabonete não conseguiu tirar.

O ideal é que o tônico da noite seja adstringente, para fazer uma limpeza mais profunda, e que o da manhã seja hidratante, pois a pele já está limpa por conta da limpeza da noite anterior.


3 - Cuidados especiais caso você esteja utilizando algum creme especial para uma região do rosto, como cremes para os olhos, produtos antiacne e antissinais, é nesse momento que deve aplicá-lo. Como a pele acabou de ser limpa, ela vai absorver melhor os ativos desses produtos.


4 - Hidrate Todos os tipos de pele devem ser hidratadas. Mas, se a sua for mais oleosa, você pode ter mais alguns cuidados: além de optar por hidratantes com fórmula oil-free ou em gel, após a lavagem use adstringente, água micelar e, aí sim, siga para a hidratação. Para a aplicação, coloque uma pequena quantidade e vá adicionando caso sinta que é necessário. Espalhe até a total absorção.


5 - Proteja O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. E além de evitar que isso aconteça, o protetor solar ainda previne manchas e doenças sérias, como o câncer de pele.

Para o uso diário (e isso vale inclusive para dias nublados, tá?) aplique sempre após a lavagem do rosto. E em caso de exposição direta ao sol, reaplique a cada duas horas. Quanto ao fator de proteção, muitos produtos já apresentam FPS 15.

Mas o indicado, principalmente para o rosto, é utilizar um protetor solar específico com um FPS maior. Outros cuidados Esfolie Apesar de ser um produto muito indicado para remover células mortas e evitar a formação de cravos, a esfoliação deve ser feita da maneira correta: com um produto indicado pelo seu(a) dermatologista e respeitando o tempo de aplicação (que, em geral, é semanal ou quinzenal).

Aplique máscaras faciais, o tratamento com máscaras faciais deixa sua pele ainda mais protegida e bem cuidada.

Como existem diversas opções no mercado, o ideal é consultar um(a) dermatologista e também saber se sua pele é mais seca (que pede uma máscara mais hidratante) ou mais oleosa (que pede uma máscara adstringente).

Remova a maquiagem A gente sabe, tem dias que não dá vontade nenhuma de tirar a maquiagem. Mas não caia nessa armadilha! Os produtos utilizados para a maquiagem obstruem os poros e podem piorar e aumentar as imperfeições do rosto. Sem contar que o processo de renovação celular é mais intenso à noite e a maquiagem impede que ele aconteça, aumentando a probabilidade de envelhecimento precoce da pele. Sempre utilize um demaquilante e, em seguida, lave o rosto com seu sabonete.

Sempre fique atento às mudanças da sua pele. Uma pele seca aos 25 anos pode se tornar uma pele oleosa aos 30.

A Via Volare sabe que estar com uma roupa, um calçado e alguns acessórios que falem sobre nossa personalidade é muito importante. Mas isso conta ainda mais quando estamos em harmonia com nossa pele, especialmente nosso rosto. Siga esses cuidados e garanta uma pele linda todos os dias. Os calçados e acessórios, nós garantimos.

#pele #viavolare #cuidados #rosto


0 visualização

Alameda Dom Pedro II, 255 - Loja 18 - Batel, Curitiba - PR

Shopping Novo Batel

41 3077-4393  41 99667-9596

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Pinterest ícone social